Home » Artigos do último trimestre

Artigos do último trimestre

O impasse norte coreano

O impasse norte coreano - Jornal de Defesa

Alexandre Reis Rodrigues


 

Teremos que esperar para ver em que resulta o caminho que Trump escolheu para lidar com a questão coreana. Se faz ou não sentido depende dos objetivos que tenta atingir. Se é conseguir que Kim Jong Un reverta a decisão de ter um arsenal nuclear, não faz sentido algum.


 

Documento integral em formato pdf Aqui

17/09/2018

O Irão, de novo sob sanções económicas

O Irão, de novo sob sanções económicas - Jornal de Defesa

Alexandre Reis Rodrigues


 

Embora o começo da aplicação formal das sanções americanas ao Irão só se tenha iniciado a seis de agosto, os iranianos já estão a enfrentar, há pelo menos três meses, o impacto do seu anúncio, com a moeda iraniana a desvalorizar 50% (desde abril) e a inflação a regressar aos níveis do período anterior ao acordo nuclear. Os setores mais afetados serão agora o da aviação civil, automóveis e o do comércio de ouro e outros metais. Porém, o pior ainda está para vir. Será a partir de novembro com a imposição de restrições às exportações de petróleo e derivados.


 

Documento integral em formato pdf Aqui

05/09/2018

Os EUA e o controlo do "espaço exterior"

Os EUA e o controlo do "espaço exterior" - Jornal de Defesa

Alexandre Reis Rodrigues


 

Que o "espaço exterior" está a tornar-se num domínio de confronto entre as grandes potências já não restam dúvidas. Só falta saber como, em termos estratégicos, se está a percecionar o desafio e que risco de credibilidade corre o “Outer Space Treaty” que proíbe a colocação de armas de destruição maciça e reafirma a liberdade de exploração e uso apenas para fins pacíficos.


 

Documento integral em formato pdf Aqui

27/08/2018

A reforma das Forças Armadas e a condição militar

A reforma das Forças Armadas e a condição militar - Jornal de Defesa

José Neto Simões


 

Os novos desafios geoestratégicos exigem que a UE reforce as suas capacidades próprias de segurança e defesa, fortalecendo ao mesmo tempo a sua capacidade de participar de igual para igual em parcerias alargadas para manutenção da paz e prevenção de conflitos.


 

Documento integral em formato pdf Aqui

21/08/2018

Vergonha e indignação

Vergonha e indignação - Jornal de Defesa

José Manuel Castanho Paes


A propósito do roubo de material militar dos paióis de Tancos.


 

 

Documento integral em formato pdf Aqui

28/07/2018

A Cimeira da NATO

A Cimeira da NATO - Jornal de Defesa

Alexandre Reis Rodrigues


 

Nem tudo correu mal na Cimeira da NATO. Trump, ao provocar a exposição das fragilidades do atual relacionamento transatlântico, contribuiu para consolidar, na opinião pública europeia, a ideia de que aos europeus não resta senão assumirem, como primeiros responsáveis, a sua própria defesa e segurança.


 

Documento integral em formato pdf Aqui

15/07/2018

A cimeira de Singapura

A cimeira de Singapura - Jornal de Defesa

Alexandre Reis Rodrigues


 

Kim Jong Un, no passado recente, deu alguns sinais de querer começar a abrir o país ao mundo, mas será difícil acreditar que, no curto e médio prazo, o regime coreano venha a desistir do arsenal nuclear, depois de mais de uma década de enormes esforços para o conseguir, extraordinários custos e a manutenção da população privada dos mais elementares direitos humanos.


 

Documento integral em formato pdf Aqui

17/06/2018

A cimeira entre Trump e Kim Jong Un

A cimeira entre Trump e Kim Jong Un - Jornal de Defesa

Alexandre Reis Rodrigues


 

Regra geral, o mundo encara a cimeira Trump-Kim Jong Un como um desenvolvimento positivo. No imediato, afasta o espetro de guerra de que se esteve bastante perto. Mas muitos discutem, com justificada preocupação, os riscos que corre a credibilidade dos EUA, quer por défice de consistência das políticas relativas ao problema coreano, quer por falhas nas garantias dadas aos aliados e amigos na região de que nunca seria permitido a Coreia vir a ter um arsenal nuclear.


 

Documento integral em formato pdf Aqui

05/06/2018

O acordo nuclear com o Irão e as exigências dos EUA

O acordo nuclear com o Irão e as exigências dos EUA - Jornal de Defesa

Alexandre Reis Rodrigues


 

Compreendem-se as preocupações europeias com a possibilidade de Teerão retirar-se do acordo, ficando livre de prosseguir o seu programa nuclear sem qualquer controlo da AIEA. Mas essa preocupação não pode deixar de ser ponderada com a preocupação alternativa de não se pôr qualquer limite às ambições regionais de Teerão.


 

Documento integral em formato pdf Aqui

24/05/2018

Irão e Coreia do Norte, o mesmo tipo de problema?

Irão e Coreia do Norte, o mesmo tipo de problema? - Jornal de Defesa

Alexandre Reis Rodrigues


 

O caso do Irão está a passar por uma onda de pessimismo que se agravará com a possibilidade de os EUA abandonarem o acordo nuclear, desfecho que os europeus, regra geral, não apoiam e a que Teerão reage de forma muito desafiante, não excluindo, entre outras medidas, a possibilidade de abandono do Acordo de Proliferação Nuclear. Ao contrário do que acontece com o Irão, o que domina o ambiente com a Coreia do Norte é uma onda de otimismo, não obstante as suas bases não terem um mínimo de consistência. Na melhor hipótese, trata-se apenas de um primeiro passo de um novo caminho que demorará anos a percorrer e em que ninguém espera progresso para o curto prazo.


 

Documento integral em formato pdf Aqui

08/05/2018

A intervenção militar na Síria. Para que serviu?

A intervenção militar na Síria. Para que serviu? - Jornal de Defesa

Alexandre Reis Rodrigues


 

A recente intervenção militar na Síria, pela coligação que os EUA lideraram, não serviu para muito. Quase para nada como tentativa de orientar o equilíbrio regional no sentido de uma maior estabilidade. Mas, mesmo assim, quando olhada como um esforço de fazer observar uma norma a que a comunidade internacional aderiu, acabou por ser uma decisão correta. Pena é que não tenha sido consistente em todos os casos de violação do tratado de proibição do uso de armas químicas.


 

Documento integral em formato pdf Aqui

26/04/2018

A América da verdade

A América da verdade - Jornal de Defesa

João Bargão dos Santos


 

A América, a tal grande América dos “sonhos”, como um dos países mais ricos do mundo e a primeira potência militar, ainda não resolveu a hipocrisia e, sobretudo, a ingratidão com que os Americanos seguem os seus Veteranos de Guerra, em especial, os “sem abrigo”, muito semelhante, aliás, à forma como lidam com os milhares de refugiados e indigentes, que proliferam no País.  


 

Documento integral em formato pdf Aqui

17/04/2018

O encontro Trump-Kim Jong Un

O encontro Trump-Kim Jong Un - Jornal de Defesa

Alexandre Reis Rodrigues


 

Que se pode esperar do anunciado encontro entre Trump e Kim Jong Un? Certamente, nada próximo do que cada parte pretende alcançar. Talvez, quando muito, uma moratória sobre os testes nucleares e de mísseis balísticos por troca com uma redução das atividades militares americanas na região. Ou seja, apenas um passo num caminho que será longo e sinuoso, sob a forma de um “jogo” pensado, pelo lado chinês e norte coreano, para preservar o interesse mútuo de cooperação estratégica, afastar da região os EUA e deixar Pequim de novo com um papel central em negociações futuras.


 

Documento integral em formato pdf Aqui

10/04/2018

As Forças Armadas, os recursos humanos, o mito e a realidade

As Forças Armadas, os recursos humanos, o mito e a realidade - Jornal de Defesa

Fernando de Melo Gomes


 

Os menos de 25.000 efetivos que as Forças Armadas têm hoje, materializam uma redução de mais de 60% em duas décadas e já não preenchem as necessidades do Sistema de Forças aprovado.


 

Documento integral em formato pdf Aqui

09/04/2018